PASSEIO PEDESTRE "Rota dos pescadores" - A NOTÍCIA E AS IMAGENS
Rota dos Pescadores
Depois de confirmada a forte adesão aos passeios anteriores, a Comissão de Melhoramentos de Meãs (C.M.M.) não poderia deixar de continuar a realizar iniciativas deste género.
Neste sentido, no passado dia 4 de Outubro, teve lugar a “Rota dos Pescadores”. Desta feita, o objectivo era conhecer os principais trilhos percorridos pelos aficionados da pesca em águas da região. E, como sempre, A C.M.M. pôde contar com apoio da Junta de Freguesia de Unhais-o-Velho.
Por volta das 9 horas da manhã, os 46 participantes começaram a sair da aldeia, rumo ao parque de merendas de Malhada do Rei, onde teve lugar o pequeno-almoço.
Retomada a marcha, os atletas seguiram para o Vidual de Cima. Ali, fez-se uma pausa para uma bebida.
Saindo do Vidual, os participantes percorreram mais alguns quilómetros (uns pela estrada, outros pelo meio da mata) até ao Vidual de Baixo e, por conseguinte, à Barragem de Santa Luzia. A maioria dos caminhantes passaram a barragem pelo paredão, mas alguns mais corajosos (e menos “arreganhados”) decidiram atravessá-la a nado. Segundo eles, a água estava óptima!! Sempre foi mais uma forma de fazer exercício e de desfrutar ao máximo daquele dia cheio de sol.
Chegados ao Casal da Lapa, a fome já se fazia sentir, mas a alegria e a boa disposição não faltaram. Foi num ambiente de festa que decorreu o almoço no restaurante “As Beiras”. Sopa, arroz de feijão, grelhados mistos, sobremesa e café para todos. E, é claro, tudo bem regado com um delicioso néctar, mesmo não sendo do “novo”, que está prometido para breve nas adegas meansenses.
Já com a barriga cheia, houve ainda disposição para brincadeiras e fotos divertidas. Recuperadas as “baterias”, tinha chegado a hora de voltar à estrada. Apesar do cansaço e das dores nas pernas, ainda houve forças para caminhar rumo à Portela de Unhais.
Depois do lanche e com cerca de 25 quilómetros percorridos com alegria e reinação, os “atletas” voltaram às Meãs. Cansados, mas satisfeitos, todos mostraram vontade de voltar a participar nestes eventos.
Agradecendo a presença de todos, a C.M.M. pretende continuar a organizar passeios pedestres e espera que a adesão a estes continue a ser numerosa.
Sílvia Cruz
Esta imagens devemos agradecê-las ao Tiago e à Sílvia Cruz. Obrigado pela colaboração. Mais um passeio pedestre que nos levou a pecorrer cerca de 25 Km na ida, das Meãs, passando pela Malhada do Rei, Vidual de Cima e Vidual de Baixo, até ao Casal da Lapa. Claro que alguns "heróis" atravessaram a albufeira da Barragem de Santa Luzia a nado. Seguiu-se o repasto no restaurante "As Beiras". Muitos regressaram a pé às Meãs.
Comentários
Boa continuação para todos e destas paisagens postem muitas tchau a todos.
J.Roque