Rota dos Moleiros

MEÃS: AS ROTAS CONTINUAM

“Rota dos Moleiros”

Depois da forte adesão à “Rota dos Mineiros”, a Comissão de Melhoramentos de Meãs (C.M.M.) não poderia deixar de continuar a realizar iniciativas deste género. Neste sentido, no passado dia 7 de Abril, teve lugar a “Rota dos Moleiros”, o V Passeio Pedestre de Meãs. Desta feita, o objectivo era visitar os principais moinhos, situados ao longo dos caminhos que ligam esta aldeia às localidades vizinhas. A C.M.M. voltou a contar com apoio da Junta de Freguesia de Unhais-o-Velho, que disponibilizou uma carrinha de apoio e ofereceu o almoço.

Por volta das 09.30 da manhã, os 68 participantes já se encontravam no parque de merendas da aldeia. Depois de um farto pequeno-almoço, os caminhantes começaram o seu percurso, passando por zonas campestres (Ribeiro, Porto das Bestas e Vale do Seixo). Pouco tempo depois, chegaram a Aradas, onde alguns aproveitaram para descansar e beber um “copito” nas adegas dos amigos.

Retomada a marcha, os atletas seguiram para a sede de freguesia, Unhais. Ali, os habitantes, admirados, saudavam os caminhantes que passavam às suas portas.

Saindo de Unhais, os participantes percorreram a estrada que liga esta aldeia a Malhada do Rei, passando pelo Ervedal e Sanguessuga, duas antigas áreas de cultivo e de pasto, situadas entre as duas localidades.

Chegados a Malhada do Rei, a fome e o cansaço já se faziam sentir, mas a alegria e a boa disposição não faltavam. Foi neste ambiente de festa que decorreu o almoço no restaurante “A Gruta”, onde não faltou uma saborosa feijoada, sempre acompanhada de uma boa pinga. E é claro que não poderia faltar a tradicional tigelada, bem como a salada de fruta.

Já com a barriga cheia, houve ainda disposição para brincadeiras e fotos divertidas. Recuperadas as “baterias”, tinha chegado a hora de voltar à “estrada”. Ainda na mesma localidade, os caminhantes visitaram um moinho, em pleno funcionamento, passando, depois, pelo parque de merendas e pelo antigo campo de futebol.

Apesar do cansaço e das dores nas pernas, ainda houve força para percorrer as fazendas da zona dos Vilares. Cada um a seu ritmo, foi subindo a encosta. Durante este percurso, alguns não deixaram de “molhar a garganta”, não fosse o vinho um bom companheiro de paródia…

A carrinha com o lanche esperava-os na estrada. Enquanto comiam, todos podiam contemplar a paisagem, com os Penedos da Peça bem próximos.

Depois de 15 quilómetros percorridos com alegria e reinação, os “atletas” voltaram a Meãs. Cansados, mas satisfeitos, todos mostraram vontade de voltar a participar nestes eventos.

Agradecendo a participação de todos, a C.M.M. pretende continuar a organizar passeios pedestres e espera que a adesão a estes seja cada vez maior.
Sílvia Cruz

Comentários

Mensagens populares